domingo, 15 de março de 2015

Nova Versão do Protocolo HTTP na Web

Olá Pessoal.

Recentemente, em 15/02/2015, foi aprovada a proposta do novo padrão HTTP/2 que promete deixar a experiência do usuário de navegação na Internet mais rápida e segura. Apesar da boa notícia, a nova versão do HTTP ainda é considerada uma proposta e não foi oficialmente publicada. Por isso seu suporte nos principais serviços web (servidores) e nos navegadores (clientes) ainda é limitado, sendo na sua maioria disponibilizado em fase beta (testes). Os reais benefícios decorrentes das otimizações da nova versão do protocolo serão efetivamente explorados nas próximas versões dos softwares. 


Atualmente a web é baseada no versão HTTP/1.1, revisada pela última vez somente em 1999, conforme publicação da RFC 2616 (clique no link p/ acessar na íntegra). A cronologia do HTTP/2 teve início ainda no começo de 2012, quando a IETF (Internet Engineering Task Force), responsável pelos padrões da Internet e pela publicação desses padrões em documentos técnicos denominados RFCs (Request for Comments), abriu chamada de propostas para elaboração de uma nova versão do tradicional protocolo HTTP. Em 16/12/2014 foi enviada ao IESG (Internet Engineering Steering Group), vinculado ao IETF, a proposta do HTTP/2 que foi aprovada em 17/02/2015. Em breve essa proposta deverá ser oficialmente publicada como uma RFC. 

A nova versão HTTP/2 é totalmente compatível com o atual HTTP/1.1 e mantém sua mesma simplicidade que permitiu o sucesso da web, onde servidores e clientes "conversam" através da troca de mensagens leves (métodos).  O melhor desempenho do HTTP/2 é explicado pela capacidade que o novo protocolo possui de permitir que o servidor seja pró-ativo ao prover conteúdo complementar que um navegador irá necessitar, além daquele solicitado pelo usuário. O melhor desempenho do novo protocolo também é atribuído a recursos incorporados do SPDY originalmente desenvolvido pela Google, a destacar: (i) multiplexação (junção) de requisições e respostas, (ii) compressão do cabeçalho e (iii) priorização de requisições. 

Aos interessados em detalhes técnicos, recomendo a leitura da proposta HTTP/2 no link abaixo:


Abraço.

Samuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário