sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Nova Versão do Emulador GNS3 (v1.2)

Olá Pessoal.

Ontem (20/11) foi lançada a nova versão do Emulador GNS3 (v1.2). Um dos destaques é que a nova versão vem acompanhada de um conversor automático dos tradicionais arquivos .net das topologias criadas com as versões 0.8.x do GNS3. Vale lembrar que os laboratórios do livro "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes (2a Edição)" possuem extensão .net (v0.8.7).

 

Ainda não cheguei a testar a ferramenta embutida no nova versão 1.2 para conversão dos arquivos .net em .gns3, mas devo fazer isso nos próximos dias. Depois faço uma observação nos comentários desse "post" registrando minha experiência na conversão dos laboratórios. Os interessados na nova versão devem criar uma conta na plataforma GNS3 Jungle (www.gns3.com).

Observação: Os laboratórios criados na nova versão do GNS3 têm extensão .gns3, por isso os laboratórios do livro "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes (2a Edição)" não são diretamente compatíveis. Os laboratórios utilizados no livro possuem extensão .net, motivo pelo qual manterei no repositório do blog o GNS3 v0.8.7 e as imagens do IOS para Dynamips (.image) utilizadas no livro.

Samuel.

2 comentários:

  1. A versão nova está muito pesada... Com quatro roteadores pega 100% de CPU facinho. Na versão antiga (0.8x) configurávamos algumas coisas e ficava bem estável, a mesma configuração no novo não muda nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,

      estou montando um lab com EIGRP na versão 1.2 com 5 routers e o processamento está chega a, no máximo, 10%.

      Acredito que varia muito da imagem do IOS que você esteja usando. Tive o mesmo problema até encontrar uma imagem na qual os roteadores ficassem bem estáveis.

      Excluir