terça-feira, 4 de novembro de 2014

Diferenças na Fragmentação de Pacotes em IPv4 e IPv6

Olá Pessoal.

No meu livro intitulado "IPv6 - O Novo Protocolo da Internet", especificamente na sub-seção dedicada aos chamados cabeçalhos de extensão (figura), explico ao leitor que uma das diferenças entre o tradicional IPv4 e o "novo" IPv6 está no processo da fragmentação de pacotes. Essa discussão é uma boa oportunidade para compartilhar um excelente vídeo recém publicado pelo NIC.br que explica essa diferença de maneira bem ilustrada.


No IPv4, a funcionalidade de fragmentação dos pacotes era responsabilidade do próprio cabeçalho principal por meios dos campos: (i) Identificação, (ii) Flags e (iii) Fragmentação. Acontece que a fragmentação somente é necessária quando um pacote se torna maior do que o limite máximo permitido pela tecnologia em operação, o que é denominado MTU (Maximum Transmission Unit).

Um diferencial vantajoso do IPv6 é que a fragmentação não ocorre mais nos dispositivos intermediários (roteadores), mas somente na origem do tráfego. Quando um roteador determina que um pacote ultrapassou o MTU, ele retorna uma mensagem para a origem ficar ciente de que deve fragmentar os pacotes. A partir de então a origem faz uma fragmentação dos pacotes e utiliza o cabeçalho de extensão denominado Fragmentation para sinalizar o vínculo entre os pacotes fragmentados e, assim, o destinatário fica ciente do processo de fragmentação realizado pela origem que consegue recuperar o pacote original.  

Samuel.

4 comentários:

  1. Nice and good article. It is very useful for me to learn and understand easily. Thanks for sharing your valuable information and time. Please keep updating Hadoop Admin Online Training

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta publicação, texto claro e bem elaborado.

    ResponderExcluir
  3. Ótima explicação, didática exemplar, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muito no meu trabalho da faculdade , obrigado!!

    ResponderExcluir