quarta-feira, 16 de julho de 2014

A Internet das Coisas (IoT)

Olá Pessoal.

No meu livro intitulado "IPv6 - O Novo Protocolo da Internet", logo na introdução, explico que tenho o hábito de organizar a cronologia da Internet em três fases (ou gerações) para entender as várias mudanças decorrentes do seu processo de evolução, a saber:

  1. Internet das Máquinas
  2. Internet das Pessoas
  3. Internet das Coisas

A Internet originalmente foi concebida para conectar máquinas, que são dispositivos fixos e, por essa razão, fazemos referência a essa era como a "Internet das Máquinas". Fica evidente que nessa primeira era não existe nenhum suporte à mobilidade, afinal prédios não andam por aí! ;-)

A popularização comercial da Internet (web) a partir da década de 1990 e a disseminação maciça dos dispositivos móveis a partir do início do século XXI deram origem a uma nova era em que o elemento mais importante deixa de ser a máquina e passa a ser o próprio usuário. Nessa era, as pessoas estão conectadas às redes sociais da Internet em qualquer lugar, por meio de vários dispositivos, seja um computador tradicional ou dispositivo móvel, a exemplo de tablets e smartphones. 

Atualmente estamos passando por um período de transição para a chamada Internet das coisas, ou IoT (acrônimo de Internet of Things), em que qualquer coisa poderá estar conectada à Internet para os mais diversos fins. Por exemplo, os carros terão endereços e estarão conectados à rede, o que já é uma realidade em alguns veículos lançados no mercado. Além disso, poderemos conectar os televisores, as geladeiras, as cafeteiras, sensores telemétricos, as lâmpadas, as fechaduras da nossa casa e qualquer outra coisa. 

Isso é possível graças à evolução da eletrônica embarcada, que viabiliza a construção de chips cada vez menores e com maior poder computacional. Contudo, é importante destacar que todo esse avanço ubíquo na conectividade somente será realmente viável quando tivermos o IPv6 efetivamente operacional na Internet, afinal o IPv4 não suporta essa quantidade de dispositivos.

É no contexto dessa discussão que gostaria de compartilhar com vocês mais um excelente vídeo produzido pelo amigo Moreiras do NIC.br (e sua equipe). O vídeo traz uma apresentação bastante didática sobre o nascimento dessa nova fase na Internet.

Samuel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário